Auditoria Tributária
Antônio Alves Advocacia
Auditoria Tributária
Auditar a apuração fiscal da empresa, visando verificar se houve alguma desconformidade com a legislação tributária. Identificar se a empresa recolheu os tributos no melhor regime de tributação, confirmando se a carga tributária foi a menor possível. Verificar se os tributos foram recolhidos de forma correta. Confirmar se entregou todas as obrigações acessórias.
1 – Análise tributária dos produtos e/ou serviços – Identificação de benefícios fiscais aplicáveis
- Analisar cada produto que a empresa comercializa, e/ou serviços prestados, para identificar se há benefício fiscal que possa ser aproveitado;
- Considerando o período objeto da auditoria.
2 – Elaborar o Planejamento tributário – Melhor regime de tributação;
- Apurar em qual regime tributário a empresa terá o melhor custo benefício. Tendo como pontos principais a menor carga tributária e a possibilidade de distribuição dos lucros.
- Considerando o período objeto da auditoria.
3 – Revisar os impostos;
- Identificar os impostos pagos à maior, diminuindo a carga tributária;
- Identificar os impostos pagos à menor, interrompendo o passivo tributário;
- Considerando o período objeto da auditoria.
4 – Identificar as obrigações acessórias que a empresa deveria entregar;
- Identificar quais as obrigações acessórias a empresa estaria obrigada e não cumpriu a legislação. Indicar a consequente penalidade pelo descumprimento. Bem como, orientar na correção da ação;
- Considerando o período objeto da auditoria.