Auditoria Tributária 


Antônio Alves Advocacia




Auditoria Tributária 

Auditar a apuração fiscal da empresa, visando verificar se houve alguma desconformidade com a legislação tributária. Identificar se a empresa recolheu os tributos no melhor regime de tributação, confirmando se a carga tributária foi a menor possível. Verificar se os tributos foram recolhidos de forma correta. Confirmar se entregou todas as obrigações acessórias.

1 – Análise tributária dos produtos e/ou serviços – Identificação de benefícios fiscais aplicáveis

  • Analisar cada produto que a empresa comercializa, e/ou serviços prestados, para identificar se há benefício fiscal que possa ser aproveitado;
  • Considerando o período objeto da auditoria.

2 – Elaborar o Planejamento tributário – Melhor regime de tributação;

  • Apurar em qual regime tributário a empresa terá o melhor custo benefício. Tendo como pontos principais a menor carga tributária e a possibilidade de distribuição dos lucros.
  • Considerando o período objeto da auditoria.

3 – Revisar os impostos;

  • Identificar os impostos pagos à maior, diminuindo a carga tributária; 
  • Identificar os impostos pagos à menor, interrompendo o passivo tributário; 
  • Considerando o período objeto da auditoria.

4 – Identificar as obrigações acessórias que a empresa deveria entregar; 

  • Identificar quais as obrigações acessórias a empresa estaria obrigada e não cumpriu a legislação. Indicar a consequente penalidade pelo descumprimento. Bem como, orientar na correção da ação; 
  • Considerando o período objeto da auditoria.